Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de março de 2011

Resposta Inata(natural) e Resposta Adaptativa(adquirida)


      Imunidade Inata:Não especifica,está presente ao nascer,não muda de intensidade com a exposição.É composta por barreiras, físico-químicas,humorais e celulares.Protege contra fungos e bactérias.
       Imunidade Adaptativa:Tem especialidade adquirida através da exposição e sofre aumento com a mesma.Componentes:produtos secretados as células(linfócitos).Protege contra bactérias,incluindo infecção, vírus e protozoários.

terça-feira, 15 de março de 2011

Antígenos Imonogenos e Haptenos

                                     
     Um agente estranho invade o nosso corpo e tem a capacidade de se ligar a um dos componentes do sistema imune, estimulando assim a produção de anticorpos.

      A uma substância que induz uma resposta imune específica que induz e reage com os produtos da resposta imunologica (As proteinas em geral são imunogenos mais eficazes). A imunogeniciade é influenciada pelo tamanho molecular e pela complexidade.
       Haptenos não geram resposta imunologica. Os haptenos se ligam aos anticorpos, mas por si só não conseguem induzir uma resposta do anticorpo. Somente quando se junta com uma molecula tranportadora passa a atuar como imunogeno.

sábado, 12 de março de 2011

Orgãos Linfoídes Primários e Secundários



Os tecidos linfóides são classificados como órgãos geradores, também chamados de órgãos linfóides primários, onde os linfócitos primeiramente expressam os receptores de antígenos e atingem a maturidade fenotípica e funcional, e os órgãos periféricos, também designados órgãos linfóides secundários, onde as respostas dos linfócitos aos antígenos estranhos são iniciadas e se desenvolvem. Nos mamíferos são também incluídos entre os órgãos linfóides geradores a medula óssea, de onde derivam todos os linfócitos, e o timo, onde as células T amadurecem e alcançam o estágio de competência funcional. Os órgãos e tecidos linfóides periféricos incluem os linfonodos, o baço, o sistema imune cutâneo e o sistema imune das mucosas. Além disso, no tecido conjuntivo e em virtualmente todos os órgãos, exceto no sistema nervoso central são encontrados agregados mal definidos de linfócitos.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Mecanismos de Resistência



O macrófago é uma célula fagocítica que produz na medula óssea o papel de fagocitar(alimentar) e quando isso ocorre ele não morre.
Citocinas são proteínas do sistema imunológico.O tempo de vida dos neutrofios é de 24 horas.A apoptose é a morte da célula,quando os neutrofios morrem eles mudam de nome,piócito-neutrofio morto.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Limites da Fagocitose


                      Os macrofagos participam da doenca periodontal inflamatoria e sua acao pode ser modulada pelos componentes da placa dental. Usando-se particulas de Candida albicans opsonizadas com imunoglobulina e complemento, verificou-se que o lipopolissacaridio da V. alcalescens, o mutano I, e as fracoes isoladas do A. viscosus e placa dental humana aumentaram a capacidade de fagocitose dos macrofagos de camundongo. Entretanto, dextrano, mutano II, levano e o acido lipoteicoico nao mostraram atividade nas concentracoes usadas. O aumento da fagocitose poderia ser um mecanismo de protecao da gengiva. Por outro lado, a liberacao de maior quantidade de mediadores e enzimas lisossomiais facilitaria a degradacao das estruturas periodontais (AU)